No Manifesto da Poesia Pau-Brasil (1923),
podemos vislumbrar, talvez, as primeiras iluminações a respeito do carnaval enquanto
sistema de signos e de comportamentos representativos, por assim dizer, da
nossa diferença cultural exportável. Para Oswald, o carnaval opera a síntese
espetacular e especular de nossa suposta brasilidade, conquistada — quem sabe
como uma forma de auto-reparação — por meio de uma libidinosa performance
musical, rítmica, coreográfica e visual, e que mais tarde se desdobrará, na
perspectiva oswaldiana, na antropofagia ritual como traço de nossa formação. Num certo sentido, o Manifesto do poeta do modernismo, é, ele mesmo, em diversos
aspectos, um grande samba-enredo avant-la-lettre. Neste verdadeiro “samba do
branco-doido”, Oswald de Andrade nos passa a sua falação de mitômano
fazendo-nos cúmplices das suas ilusões e perplexidades. Engordamos esse corso
que segue passando pela avenida.
No segundo parágrafo do Manifesto da Poesia Pau-Brasil nos
deparamos com a seguinte afirmação: “O Carnaval no Rio é o acontecimento
religioso da raça”. A imagem proposta pelo poeta parece entrar em conflito com
o estágio recente alcançado pelo carnaval carioca, carnaval-escola-de-samba
lido, hoje, por muitos em termos de turismo e de festa sexuais em cujo avesso
se debate um moralismo carola, pentecostal; festival do elogio perdulário da
genitália mulata e dos peitos alvos e siliconados oferecidos ao voyeurismo da
arquibancada popular e do camarote novo-rico. Tudo leva a crer tratar-se de um espetáculo
de perversões romanas. Mas esse carnaval não é mais religioso, e nem mesmo participa da ordem do artesanato, isto é, há
muito abandonou seu talhe naïf. De
outra parte, apontar o carnaval carioca, como pretendem os estetas das revistas
semanais, em termos de que seria a versão contemporânea, a transculturação da
ópera wagneriana, só atende aos interesses das convenções da anomia e à idéia
subalterna de conceder ao carnaval o direito a uma espécie absurda de
mobilidade social, pois no gozo desse novo status de “ópera moderna”, nossa
maior realização cultural se tornaria merecedora de uma compensação, de uma mudança,
e para melhor. O cabelo “ruim” se beneficiando da chapinha e das modernas
técnicas de alisamento cosmético.
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