Pular para o conteúdo principal

translúcido na opacidade passageira



A máxima estilística do escritor alemão Gotthold Ephraim Lessing, segundo a qual “um livro grande é um livro mau”, deve ser levada em consideração, o mais das vezes, além de sua imediata ironia. Se, por um lado, para a prosa de mero entretenimento a máxima talvez não faça muito sentido, pois neste caso o que está em causa é conceder ao leitor de histórias um passatempo largo e deleitoso, por outro lado, no que diz respeito à poesia, a mesma máxima, aponta para duas coisas essenciais ao gênero e que, segundo Pound, são: concentração e linguagem carregada de significado ao máximo grau possível. A rigor uma se entrelaça à outra de modo inextrincável. Além disso, o leitor experiente sabe que é mais fácil tolerar o livro de um prosador medíocre do que o de um poeta também medíocre. Na prosa (tendência à redundância) os defeitos se diluem; na poesia (tendência ao signovo) os defeitos se avolumam. Portanto, em ambas as situações o prosador está sempre em vantagem.
O fato é que devido a essa extrema compressão de meios e de sentidos, um poema acaba se transformando em um artefato verbal semelhante a um buraco negro; de algum modo o poema – essa coisa infinitamente compacta – arrasta para o seu centro o que gravita nas proximidades, e por ser uma espécie de deformação do real causa um colapso semântico no leitor.  Por essa razão muito tempo de exposição a esse tipo de linguagem pode ser fatal.  A extrema ambiguidade do poema – ambiguidade aqui considerada em termos virtuosos – se transfere para o próprio leitor. Um bom livro de poemas começa por ser um livro breve; mais ou menos três dezenas de poemas. Por seu turno, o leitor se multiplica em controversas personae para fazer frente à radical elipse verbal que lhe é oferecida em tal conjunto de poemas. Então, o poeta pode dizer e diz:

não sou eu que construo
meu retrato em linhas
abertas (...)

Agora já parece estar claro ao leitor que algumas coisas afirmadas linhas acima dizem respeito a Translúcido – e acho que dão conta de suas virtudes –, livro de estreia de João Pedro Wapler. Com efeito, a favor de Translúcido o que se pode constatar de mais simples e fundamental é a percepção de seu autor da noção de que a qualidade de um livro não pode ser presumida da quantidade de páginas, quer para mais, quer para menos. Pois não é o caso que João Pedro Wapler – ainda que nos oferte um livro magro e poemas-síncopes – aposte, por exemplo, na ultrapassada vaga do haikai leminskiano, ou seja, como se ele desse uma piscadela de olhos à quantidade de páginas – aqui, para menos – concedendo a isso o caráter de papel-moeda ou de valor real para a poesia e, de resto, para a literatura. O breve, porém grande livro, Translúcido, carrega em seu centro aqueles traços que a visão poundiana identifica como essenciais à boa poesia: concentração e linguagem carregada de significado. A qualidade do ambíguo, que esse livro atualiza de modo preciso, cobra amorosamente do leitor uma participação colaborativa. Embora a responsabilidade de João Pedro Wapler sobre seus poemas se encerre, paradoxalmente, no momento da publicação de Translúcido, é possível que ele, como todo poeta, se dê por satisfeito se o leitor desprezar a moral social da significação que, segundo Barthes, exige do poeta “uma fidelidade aos conteúdos, enquanto ele só conhece uma fidelidade às formas”.

(...) sou apenas a voz
de uma paisagem em coalizão
constante

A brevidade que João Pedro Wapler alcança realizar em Translúcido tem menos relação com o mínimo ou o pouco, do que com a condensação e a destilação. Por meio desse verdadeiro estilicídio imagético, o poeta extrai da substância movente e insubordinada da fala coloquial objetos de linguagem que se bastam a si mesmos. Os poemas de Translúcido, todos sem títulos, são críticos por definição e o são seja intrinsecamente, seja extrinsecamente. Isto é, a poesia de João Pedro Wapler põe em causa tanto os limites e as virtudes do gênero, como metaforiza lances de corrosão à moral social circundante.

a margem decai

da coxa 
lisura 
da besta travestida na calçada
lambada 
de frente pra garotinha
surrealismos
no nó do acaso 



Assim, tendo por base o canto falado das cidades e essa dupla determinação crítica, Translúcido consegue vencer a aparente intransitividade em que quase se consome a si mesmo. A interrupção elíptica obtida em cada poema e em cada verso – essa sensação de fracasso semântico que talvez o leitor experimente – é corolário de uma determinação, não se trata de um escolho que está no caminho de algo e que obsta a linha e a verso, não; tem a ver, antes, com o que é próprio dos constituintes estéticos e políticos do apetite de linguagem de João Pedro Wapler, esse leitor pertinaz de si e do mundo.
Não é novidade para ninguém que um poema, em suas articulações compositivas, incorpora achados, efeitos fônicos, trocadilhos, diatribes de sentido e som, enfim, esses elementos que Roman Jakobson chama de “equações verbais”. Um poema pressupõe tais insumos ou escapes, mas não se esgota neles.  Translúcido é um livro que reduz essas equações ao essencial. O poeta se serve desses recursos como que inaugurando-os e exaurindo-os na perspectiva de que cada poema ganhe sua própria relevância inventiva. As metáforas e os achados são em vista de um objetivo mais focal, a saber, lograr bons poemas. João Pedro Wapler, por um lado, tem em mãos e materializa com precisão algumas dessas equações e, por outro lado, convence com excelentes poemas e pequenas prosas constelares.
Translúcido está, portanto, a espera do seu leitor, mas, ao mesmo tempo, a linguagem contida entre as suas capas tem a capacidade de inventá-lo.  Ainda que o estado de espírito do nosso tempo não compreenda muito bem a leitura lenta e sobrecarregada de um leitor complexo e refinado, já no que toca à poesia, é esse tipo de leitor, entretanto, que importa, ainda mais quando o que está em causa é a permanência do gênero, bem como a dinâmica de uma tradição em movimento.
Finalmente, devo testemunhar que é um prazer acompanhar o poeta João Pedro Wapler lançando, pela primeira vez, os seus dados – entre fílmicos e aforísticos – à deriva do tempo e da fruição. Sua poesia estreia através de uma translucidez sem receio da passageira opacidade de que se serve, pois, entre outras coisas, visa a dizer, por exemplo:

no alarde das dobras
a imensidão
sempre é mais carente

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dá licença, meu branco!

Irene preta, Irene boa. Irene sempre de bom humor. Quem quer ver Irene rir o riso eterno de sua caveira? Parece que só mesmo no espaço sacrossanto da morte, onde deparamos a vida eterna, está permitido ao negro não pedir licença para fazer o que quer que seja. Não se pode afirmar, mas talvez Manuel Bandeira tenha tentado um desfecho ambíguo para o seu poema: essa anedota malandramente lírica oscila entre “humor negro” e humor de branco, o que, afinal de contas, representa a mesma coisa. No além-túmulo – e só mesmo aí –, não nos será cobrado mais nada. Promessa de tolerância ad eternum , e sem margens, feita por um santo branco, esse constante leão de chácara do mais alto que lança a derradeira ou a inaugural luz de entendimento sobre a testa da provecta mucama. Menos alforriada que purificada pela morte, Irene está livre de sua “vida de negro”, mas, desgraçadamente, só ela dá mostras de não ter assimilado isso ainda; quando a esmola é demais o cristão fica ressabiado. Na passagem dest

E mais não digo : apresentação

  De tirar o fôlego Guto Leite * Olha! Difícil dizer que o leitor acabou de ler o melhor livro do Ronald Augusto... Até porque se trata de poeta excelente, que vai com firmeza do assombro lírico de À Ipásia que o espera à organização sofisticadamente profunda de Entre uma praia e outra , e crítico atento e agudo, de coerência invejável em matéria variada, para citar Crítica parcial (isso para falar só em livros dos últimos anos). Ok, se não posso dizer que é o melhor livro do Ronald, afirmo com tranquilidade que temos uma espécie de livro de síntese de uma trajetória, de uma posição, de uma acumulação, de um espírito, que faz eco, por exemplo, a obras como Itinerário de Pasárgada , com textos canônicos de Bandeira, ou Sem trama e sem final , coletânea mais recente de Tchekhov, colhidas de sua correspondência pessoal. Com o perdão da desmedida, o livro do Ronald é mais inusitado do que esses, visto que a maior parte dos textos vem do calor da hora do debate das red

TRANSNEGRESSÃO

TRANSNEGRESSÃO 1              No período em que morei na cidade de Salvador, Bahia, final da década de 1980, fui procurado, certa ocasião, por uma estudante alemã que desembarcara no Brasil disposta a realizar um minucioso estudo sobre a literatura negra brasileira. A jovem estudante demonstrava grande entusiasmo diante de tudo o que se lhe apresentava. Antes de Salvador havia passado por São Paulo e Rio de Janeiro, onde conheceu, respectivamente, o genial Arnaldo Xavier e o glorioso Ele Semog. Posteriormente, estes poetas encaminharam-na a mim e a outros escritores também residentes em Salvador. Tivemos, se bem me lembro, dois ou três encontros de trabalho envolvendo entrevistas e leituras comentadas de poemas. Numa dessas reuniões, apresentei-lhe sem prévio comentário um poema caligráfico-visual. A jovem alemã, cujo nome prefiro omitir, se pôs a examinar e re-examinar aquelas traços opacos de sentido, e que, de resto, não ofereciam senão mínimos índices de informação verb