Pular para o conteúdo principal

O soft em Racismo no Brasil e afetos correlatos


O soft em Racismo no Brasil e afetos correlatos
Ronald Augusto[1]

A recusa ao debate público sobre fraturas sociais que, o mais das vezes, se mantêm arraigadas nas esferas do espaço privado, ratifica a sensação de segurança de quem patrocina essa regressão da indiferença ao preconceito – ou à sua naturalização –, tornando os envolvidos diretos aptos apenas a desempenhar os atos, as tarefas e as falas estupidificantes que a sociedade exige deles. Os envolvidos hesitam entre a suposta elegância de jactar-se afirmando que o que o vem de baixo não os atinge e o círculo vicioso da várzea, onde é cada um por si enquanto o preconceito racial chuta as canelas dos desavisados.

Em Racismo no Brasil e afetos correlatos (Conversê Edições, 2013) a escritora Cidinha da Silva se dispõe a discutir os dilemas relativos a esse estado de coisas. No que concerne ao nosso modelo de racismo, cuja anedota mais precisa é aquela – conquanto também seja perversa – segundo a qual cada brasileiro é uma ilha de tolerância cercada por um mar de reacionários, Cidinha da Silva aguça sua percepção para os efeitos – as afecções – dessa situação sobre os nossos afetos. O que me parece interessante e novo é o registro escolhido pela escritora para levar a cabo sua investigação: a crônica. E explico por que. Grosso modo, a tradição acadêmica no campo da sociologia ou da história, ao dedicar grande atenção ao “problema do negro no Brasil”, acabou por se constituir em lugar autorizado para a leitura desse quadro que – é bom frisar – segue em movimento. Esses discursos, por assim dizer, representam o hard no que toca às análises do problema, indicam a forma canônica de assédio ao objeto.

Por outro lado, Racismo no Brasil e afetos correlatos e, além disso, as intervenções on line que Cidinha da Silva vem fazendo há algum tempo representam um lance renovado na materialização de um discurso soft sobre esse tópico fundante da controversa formação brasileira. Mas não se trata apenas de uma mudança na forma de debater o preconceito e a multifária experiência afrobrasileira; não. Cidinha, ao optar pelas formas breves e elípticas em detrimento de uma voz épica e, de resto, postada de cima para baixo, procede a uma leitura tanto crítica quanto semiótica dos ardis ligados às representações do negro, e nesse movimento a autora acaba reinventado o negro e sua imagética. Isto é, o observador ou o problematizador do “problema do negro no Brasil” – o leitor me perdoe o jogo de palavras, mas é necessário – é o próprio negro que, agora, por meio de uma reversão de atribuições e predicados, coloca em cena “o problema do branco no Brasil” repropondo, assim, os elementos da equação.

Em resposta àqueles discursos hard, Cidinha da Silva por meio do modo enviesado da crônica, espécie de estilo da revanche dissimulado em ritmo soft, dedica uma atenção especial ao espaço reservado aos negros nas linguagens e narrativas televisivas. A cronista, como prosadora refinada que é – e de posse de um extremo apetite sígnico –, situa seu texto na nervura do presente, e atenta às simulações das consagrações e dos esteriótipos a que são submetidos os negros contra um pano de fundo multimídia, reúne em Racismo no Brasil e afetos correlatos as abordagens mais inovadoras de que tenho notícia até agora a propósito desses tópicos.

Na obra em questão destaco os escritos sobre Michelle e Obama; os comentários sobre o amor e o ódio devotado pela sociadede brasileira a Anderson Silva; o olhar para as relações inter-raciais na novela Lado a Lado; as controvérsias em torno à figura de Joaquim Barbosa; a leitura do temor da branquitude frente a Ellen Oléria, Jean Wylis, Mano Brown e as domésticas, enfim, o cardápio intersemiótico de Racismo no Brasil e afetos correlatos é assombrosamente amplo e, felizmennte, avesso tanto aos discursos hard evocados mais acima, quanto à falação daquela antiga militância negra aferrada a “causas e compromissos históricos”.

Outras indicações a propósito dos brevíssimos ensaios de Cidinha da Silva poderiam ser adiantadas de minha parte ao leitor, mas, em respeito à sua liberdade de interpretação e ao espaço que se deve dispor em uma resenha para dizer algo sobre o livro que seja mais do que protocolar informe ou elogio, interrompo por aqui meus comentários com a convicção de que esse mesmo leitor cumprirá sua parte nesse jogo interpretativo que está proposto em Racismo no Brasil e afetos correlatos. A riqueza do quadro apresentado e reinventado por Cidinha da Silva leva em conta a força de todas as contradições; seus escritos acentuam os aspectos transformadores em estado de fermentação e que, ao fim e ao cabo, se lançam desde a mais profunda subjetividade e de sua árdua tradução.






[1] Ronald Augusto nasceu em Rio Grande (RS) a 04 de agosto de 1961. Poeta, músico, letrista e crítico de poesia. É autor de, entre outros, Homem ao Rubro (1983), Puya (1987), Kânhamo (1987), Vá de Valha (1992), Confissões Aplicadas (2004), No Assoalho Duro (2007), Cair de Costas (2012), Decupagens Assim (2012) e Empresto do Visitante (2013). Despacha no blog www.poesia-pau.bolgspot.com e é colunista do website www.sul21.com.br/jornal/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dá licença, meu branco!

Irene preta, Irene boa. Irene sempre de bom humor. Quem quer ver Irene rir o riso eterno de sua caveira? Parece que só mesmo no espaço sacrossanto da morte, onde deparamos a vida eterna, está permitido ao negro não pedir licença para fazer o que quer que seja. Não se pode afirmar, mas talvez Manuel Bandeira tenha tentado um desfecho ambíguo para o seu poema: essa anedota malandramente lírica oscila entre “humor negro” e humor de branco, o que, afinal de contas, representa a mesma coisa. No além-túmulo – e só mesmo aí –, não nos será cobrado mais nada. Promessa de tolerância ad eternum , e sem margens, feita por um santo branco, esse constante leão de chácara do mais alto que lança a derradeira ou a inaugural luz de entendimento sobre a testa da provecta mucama. Menos alforriada que purificada pela morte, Irene está livre de sua “vida de negro”, mas, desgraçadamente, só ela dá mostras de não ter assimilado isso ainda; quando a esmola é demais o cristão fica ressabiado. Na passagem dest

E mais não digo : apresentação

  De tirar o fôlego Guto Leite * Olha! Difícil dizer que o leitor acabou de ler o melhor livro do Ronald Augusto... Até porque se trata de poeta excelente, que vai com firmeza do assombro lírico de À Ipásia que o espera à organização sofisticadamente profunda de Entre uma praia e outra , e crítico atento e agudo, de coerência invejável em matéria variada, para citar Crítica parcial (isso para falar só em livros dos últimos anos). Ok, se não posso dizer que é o melhor livro do Ronald, afirmo com tranquilidade que temos uma espécie de livro de síntese de uma trajetória, de uma posição, de uma acumulação, de um espírito, que faz eco, por exemplo, a obras como Itinerário de Pasárgada , com textos canônicos de Bandeira, ou Sem trama e sem final , coletânea mais recente de Tchekhov, colhidas de sua correspondência pessoal. Com o perdão da desmedida, o livro do Ronald é mais inusitado do que esses, visto que a maior parte dos textos vem do calor da hora do debate das red

TRANSNEGRESSÃO

TRANSNEGRESSÃO 1              No período em que morei na cidade de Salvador, Bahia, final da década de 1980, fui procurado, certa ocasião, por uma estudante alemã que desembarcara no Brasil disposta a realizar um minucioso estudo sobre a literatura negra brasileira. A jovem estudante demonstrava grande entusiasmo diante de tudo o que se lhe apresentava. Antes de Salvador havia passado por São Paulo e Rio de Janeiro, onde conheceu, respectivamente, o genial Arnaldo Xavier e o glorioso Ele Semog. Posteriormente, estes poetas encaminharam-na a mim e a outros escritores também residentes em Salvador. Tivemos, se bem me lembro, dois ou três encontros de trabalho envolvendo entrevistas e leituras comentadas de poemas. Numa dessas reuniões, apresentei-lhe sem prévio comentário um poema caligráfico-visual. A jovem alemã, cujo nome prefiro omitir, se pôs a examinar e re-examinar aquelas traços opacos de sentido, e que, de resto, não ofereciam senão mínimos índices de informação verb