Pular para o conteúdo principal

Ofendendo sem ofender: o contínuo da estupidez



Ofendendo sem ofender: o contínuo da estupidez

Ronald Augusto[1]




Sim, Daniela Mercury se “fantasiou” de Elza Soares, isto é, de negra, em homenagem ao dia do empoderamento negro. No próximo carnaval vou me fantasiar de branco em homenagem à imbecilidade da branquitude. Ou ainda, como uma espécie de variante, posso fazer mais radicais essas “ideias de jerico” do preconceito homenageando o dia do orgulho gay travestido de Fred Mercury, isto é, de gay.
A cantora sem noção do axé chiclete inventou uma outra versão para a tola afirmação de Vinicius de Moraes que uma vez se autoproclamou “o branco mais negro do Brasil”, ou seja, disse a baiana animadora de trio: “Eu sou Michael Jackson ao contrário, eu adoro ser negra...”. Quando ela acha que “é negra”, o tempo todo ou lá de vez em quando? Durante o ano fiscal ou apenas nos dias de carnaval? A coitada acha que é moleza ser negra. A branca não sabe o que é viver um dia de negro no Brasil; sequer o que é viver um dia de negra no Brasil.
Contrariados com as minhas críticas ao episódio deplorável, um e outro branco aparentemente solidários com “a causa negra”, paradoxalmente, se sentiram atingidos e desembestaram a repetir a choramingas típica do branco caga-regra, esse cidadão de bem que, felizmente, já não detém apenas para si o poder do discurso. Eles já estavam à beira de invocar a falácia do “racismo reverso”. Por outro lado, não reconheceram que se mantiveram lenientes com o racismo no momento em que pediram para deixarmos a moça se “equivocar”. Não era algo tão grave. O racismo imbecil e cordial à brasileira supõe que, depois, um pedido de desculpas resolve tudo. E, por fim, tentaram, mais uma vez, jogar a responsabilidade sobre os ombros dos negros, quando apontaram que a cantora disse essas asneiras ladeada por dois atores negros. Com isso, esses brancos aparentemente solidários tentam nos convencer de que somos cúmplices do racismo que eles praticam e, portanto, precisamos ir devagar com o andor. Brancos panos quentes.

*

O homem branco, como ele se comporta: não treina a escuta; pretende ensinar a três por quatro; para ele só os outros não medem as palavras; não se enxerga; só ele pode falar merda (sem ser informado disso); tendo ou não razão, quer vencer os debates usando todos os meios, lícitos ou ilícitos. É um nostálgico do programa do Chacrinha.

*

"Mas como a cor não pega, mulata
Mulata, eu quero o teu amor".

No meu carnaval esse tipo de marchinha é que não pega. Uma saída provisória é estimular a composição de outras marchinhas mais adequadas à nossa época e a uma nova visão que estamos construindo sobre as coisas. “Ah, mas pode?”. Pode, sim, seu tanso! Rever o repertório. A pretexto de manter uma tradição sem outra justificativa a não ser a de “manter uma tradição” ou porque as marchinhas são bonitinhas (para quem?), acabamos reforçando o preconceito autoritário dos idiotas que nunca foram alvo desse riso carnavalesco, tido e havido como “bem-humorado” e “libertador”. O tropicalismo resolvido em impostura reacionária.
O que me espanta (só que não) em alguns argumentos em defesa de marchinhas machistas, homofóbicas e racistas, além da reiteração do bordão “o politicamente correto” relacionado a quem faz a crítica necessária às formas sutis ou não de preconceito, o que me espanta é a concepção elitista do artista soberano. No fundo o argumento defende a tese de que o artista tem o direito de falar merda. A afirmação segundo a qual o artista canta o que lhe der na veneta e o que restaria à recepção seria a vaia ou o aplauso, é fraca e elitista. Se de fato a arte é algo complexo, então a vaia e o aplauso são coisas de menor importância. O esforço de crítica é o que interessa aqui, mas isso, de acordo com esses debatedores, não é outra coisa que censura ou chilique de “justiceiros”. De resto, persiste a negação da discussão ou mesmo da mera menção relativa ao racismo, ao machismo e à homofobia, quando essas manifestações parecem que não estão ofendendo, quando, de fato, estão. Ofendendo sem ofender: o contínuo da estupidez. Em outras palavras, se por acaso o preconceito venha a ser debatido, só o será nos termos do macho branco. Os questionamentos vindos de gente que não faz parte desse recorte são tachados, no mínimo, de equivocados. A branquice masculina se jacta de ver o “quadro completo”, mas não consegue (ou acha que é desnecessário) se enxergar a si própria. E é por esta razão que atrás do clichê “o politicamente correto é muito chato”, usado para negar a crítica às variadas formas de preconceito, geralmente você encontrará um homem branco. É preciso discutir o problema do branco.

*

A narrativa da negação do racismo à brasileira de tempos em tempos volta ao seu ponto de origem: somos um cadinho de raças, a casa-grande e a senzala amorosamente conciliadas. “O Brasil é um país mestiço”. “O ‘movimento negro’ quer dividir o país: de um lado negros, do outro lado brancos”. Quando você for dizer algo a respeito de “movimento negro”, pense um pouco e considere a possibilidade de que talvez existam “movimentos negros”, isto é, do mesmo modo como há uma infinidade de pessoas e identidades negras.
Os negros (e, ok, os brancos solidários em sentido forte) que combatem o racismo entranhado em nossa sociedade estão piorando a situação? É isso? Só não vê quem é ou muito branco ou muito burro que as relações entre negros e não-negros no Brasil são extremamente assimétricas quando se leva em conta a dinâmica da distribuição de vantagens e desvantagens sociais. A defesa de um Brasil mestiço e bem brasileiro apagaria o problema da hegemonia da branquice?
Sob a ideologia dominante da visão e do privilégio brancos, a mestiçagem cria a seguinte lógica: o pardo ou mestiço convidado a se situar no quadro da estima social ocupa, na régua do dégradé da cor, o espaço para o mais claro e, naturalmente, isso sabe a uma vantagem: segurar o chicote pelo cabo.
É bom lembrar aqui o baixo índice de tolerância do senso comum com relação ao negro como possibilidade de autoimagem. Em contrapartida estamos familiarizados com a maior tolerância desse mesmo senso comum com relação à “morenidade” enquanto clichê identitário da “brasilidade”.




[1] Ronald Augusto é poeta, músico, letrista e ensaísta. É autor de, entre outros, Homem ao Rubro (1983), Puya (1987), Kânhamo (1987), Vá de Valha (1992), Confissões Aplicadas (2004), No Assoalho Duro (2007), Cair de Costas (2012), Oliveira Silveira: poesia reunida (2012), Decupagens Assim (2012) e Empresto do Visitante (2013). Dá expediente no blog www.poesia-pau.blgspot.com e é colunista do site http://www.sul21.com.br/jornal/


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dá licença, meu branco!

Irene preta, Irene boa. Irene sempre de bom humor. Quem quer ver Irene rir o riso eterno de sua caveira? Parece que só mesmo no espaço sacrossanto da morte, onde deparamos a vida eterna, está permitido ao negro não pedir licença para fazer o que quer que seja. Não se pode afirmar, mas talvez Manuel Bandeira tenha tentado um desfecho ambíguo para o seu poema: essa anedota malandramente lírica oscila entre “humor negro” e humor de branco, o que, afinal de contas, representa a mesma coisa. No além-túmulo – e só mesmo aí –, não nos será cobrado mais nada. Promessa de tolerância ad eternum , e sem margens, feita por um santo branco, esse constante leão de chácara do mais alto que lança a derradeira ou a inaugural luz de entendimento sobre a testa da provecta mucama. Menos alforriada que purificada pela morte, Irene está livre de sua “vida de negro”, mas, desgraçadamente, só ela dá mostras de não ter assimilado isso ainda; quando a esmola é demais o cristão fica ressabiado. Na passagem dest

E mais não digo : apresentação

  De tirar o fôlego Guto Leite * Olha! Difícil dizer que o leitor acabou de ler o melhor livro do Ronald Augusto... Até porque se trata de poeta excelente, que vai com firmeza do assombro lírico de À Ipásia que o espera à organização sofisticadamente profunda de Entre uma praia e outra , e crítico atento e agudo, de coerência invejável em matéria variada, para citar Crítica parcial (isso para falar só em livros dos últimos anos). Ok, se não posso dizer que é o melhor livro do Ronald, afirmo com tranquilidade que temos uma espécie de livro de síntese de uma trajetória, de uma posição, de uma acumulação, de um espírito, que faz eco, por exemplo, a obras como Itinerário de Pasárgada , com textos canônicos de Bandeira, ou Sem trama e sem final , coletânea mais recente de Tchekhov, colhidas de sua correspondência pessoal. Com o perdão da desmedida, o livro do Ronald é mais inusitado do que esses, visto que a maior parte dos textos vem do calor da hora do debate das red

TRANSNEGRESSÃO

TRANSNEGRESSÃO 1              No período em que morei na cidade de Salvador, Bahia, final da década de 1980, fui procurado, certa ocasião, por uma estudante alemã que desembarcara no Brasil disposta a realizar um minucioso estudo sobre a literatura negra brasileira. A jovem estudante demonstrava grande entusiasmo diante de tudo o que se lhe apresentava. Antes de Salvador havia passado por São Paulo e Rio de Janeiro, onde conheceu, respectivamente, o genial Arnaldo Xavier e o glorioso Ele Semog. Posteriormente, estes poetas encaminharam-na a mim e a outros escritores também residentes em Salvador. Tivemos, se bem me lembro, dois ou três encontros de trabalho envolvendo entrevistas e leituras comentadas de poemas. Numa dessas reuniões, apresentei-lhe sem prévio comentário um poema caligráfico-visual. A jovem alemã, cujo nome prefiro omitir, se pôs a examinar e re-examinar aquelas traços opacos de sentido, e que, de resto, não ofereciam senão mínimos índices de informação verb