Pular para o conteúdo principal

Do mundo, suas delicadezas e alguns paranapanãs



Do mundo, suas delicadezas e alguns paranapanãs
Ronald Augusto[1]

Um pequeno selo ao pé do título Do mundo, suas delicadezas adverte o leitor que o mais recente livro de Erre Amaral se trata de um romance. Outros paratextos que preparam a fruição do leitor, ou seja, orelha, prefácio, texto da quarta capa, relativizam um pouco mais a aposta na crença de que Do mundo, suas delicadezas seria um romance. Deste modo surgem considerações a respeito da mestiçagem entre formas: a ida inacabada da poesia à prosa, talvez; argumentos em favor da ruptura com os modelos romanescos tradicionais e assim por diante.  Na época em que o autor andava às voltas com a escrita da obra, ele me dizia que estava escrevendo um romance, e me falou brevemente, entre outras minudências, tanto sobre a personagem principal, negra, quanto sobre o extinto vilarejo do interior mineiro que serve de pano de fundo à narrativa. O tempo passa e o livro fica pronto. É editado primorosamente pela Penalux, Guaratinguetá, 2017. Erre Amaral me envia o livro.
Abro o livro. Já nas primeiras linhas, ou melhor, já nos primeiros versos – sim, versos – afirmo para mim mesmo: meu amigo Roberto escreveu um poema-livro. Um grande poema-livro. Meu conceito de poema-livro é mais ou menos esse: um conjunto cuja estrutura de peças entrelaçadas e relacionais se conformam em uma coesão discursiva e semanticamente determinada. O poema-livro pode conter seções, passagens e fragmentos, porém o que conta é o corpo inteiro textual que se projeta como um rio. A propósito, o poema O Rio (1953) de João Cabral – e dele também, só que anterior, O cão sem plumas (1950) –, Poema Sujo (1973) de Ferreira Gullar e, finalmente, Poema sobre Palmares (1987) de Oliveira Silveira, são modelares para o meu conceito de poema-livro. Na poesia brasileira não são muitos os experimentos com o poema longo que se impõe como livro individuado. É preciso considerar os fracassos também. Porque o poema longo, o poema-livro, é de difícil fatura. A maior dificuldade é conseguir manter a tensão e a concentração de linguagem que, segundo Pound, são aspectos necessários para o funcionamento e a eficiência do poema. Felizmente, Do mundo, suas delicadezas, entra na tradição dos experimentos bem logrados. Erre Amaral, alcançou realizar menos um romance que um grande poema. Vejamos alguns excertos: os dois primeiros são versos alexandrinos heterodoxos e o terceiro é um decassílabo sáfico e, embora as escolhas tenham sido feitas ao acaso, todos os versos são oxítonos.

A longa tristeza ao fechar o tempo em cris

[...]

O saco de sarrapilha ao Beto pedi

[...]

O claro-escuro o empatava de ver


Compreendo que é possível situar a obra em uma categoria indecidível de gênero, afinal as discussões sobre gênero literário, ao que parece, já estão bastante desprestigiadas, a tal ponto de as construções híbridas, hoje, despertarem mais nosso interesse e serem, por assim dizer, mais recomendáveis e toleráveis. Não obstante, assumo minha leitura parcial, isto é, tomo partido da crença de que Erre Amaral, na obra em apreço, se resolve pela poesia e não pela prosa. Justifico essa minha leitura-fruição pelo reconhecimento de que o autor investe pesadamente em andamentos paratáticos (narrativa por justaposição de flashes e falas); o poema traz à tona da linguagem apenas os momentos de maior intensidade, como a evocar o restante da trama: o narrado se plasma e se dissipa graças a um tipo de mobilidade e maleabilidade de caráter ideogrâmico; além disso, as dimensões imagética e fônica às vezes quase se tornam mais essenciais do que a própria narrativa.

É invenção de um vate sovina,
Um que não dá a palavra,
Só sopra no ar o sibilino enigma,

O puro deslumbramento,

A oferta do deleite em troca de demorada e lenta queda 


Os versos de Do mundo, suas delicadezas têm seu assentamento no substrato de uma prosa de viés roseano e o ponto mais remoto dessa influência é a oralidade algo barroca da cultura popular brasileira, reinventada pelos modernistas. Em outras palavras, Do mundo, suas delicadezas deita raízes em um registro mais lírico do que propriamente épico – a delicada e exasperante privacidade a contrapelo da razão pública. Erre Amaral dá mais corda ao canto do que ao conto. É como se o poeta-prosador pretendesse retrucar ao monólogo interior de Molly Bloom com a polifonia internalista de Pretinha: as terras do sem-fim de seu mundo subjetivo. Os versos de Erre Amaral, em termos de cadência, seguem em linha vizinha aos versos do poeta Raul Bopp, autor desse outro grande poema-livro Cobra Norato (1931).
Em paralelo a toda essa rosácea de signos, um aspecto de Do mundo, suas delicadezas, me deixou intrigado. Por que a protagonista atende por um nome que hesita entre um epíteto e um apelido? Há o irmão Carlito, a prima Mariana, a tia Marli, porém a protagonista não atende por um nome civil. Seu nome é sua cor. Pessoas negras, graças à persistência do preconceito disfêmico ganham alcunhas que as circunscrevem apenas a um modo do seu ser. Não há chance de individuação e de liberdade efetivas quando essas pessoas, por exemplo, são apeladas como Neguinho da Beija-Flor, Negro Belchior, Jovelina Pérola Negra, Zé Pretinho etc. Erre Amaral deve ter se perguntado sobre os afetos implicados no racismo à brasileira no que respeita às atribuições dos nomes reconhecidos socialmente. O amoroso nome em diminutivo, Pretinha, pretende operar, na trama de Do mundo, suas delicadezas, como um lance de reversão de sentidos e de destinos. É o que parece. Por outro lado, o poeta-romancista não precisa nos apresentar uma solução para esses tópicos controversos, uma vez que, segundo Mallarmé, tudo acaba em um livro. Tudo se dá inapelavelmente na superfície áspera da linguagem. O mundo é sempre uma outra coisa, uma outra cifra aquém e além do texto.
Entretanto, o que importa mesmo é a sensação de liberdade – ou sua imagem espiritual – que a obra de Erra Amaral nos faculta. Com efeito, nossa leitura deve pôr de lado todo e qualquer sintoma de heteronomia, somos executantes, intérpretes de um conjunto de signos poéticos lançados como dados à nossa decifração fruidora e fruível. Somos parte integrante de todas as possibilidades expressivas do texto, desde o seu inacabamento exitoso, passando por sua presença objetual conformada aos limites onde o papel é cortado, e chegando, finalmente, ao sucesso perturbador da experiência estética materializada no poema-livro Do mundo, suas delicadezas. Um capricho ao capricho de Pretinha, essa nuvem de paranapanãs pensamentosos.





[1] Ronald Augusto é poeta, músico, letrista e crítico de poesia. É autor de, entre outros, Confissões Aplicadas (2004), Cair de Costas (2012), Decupagens Assim (2012), Empresto do Visitante (2013), Nem raro nem claro (2015) e À Ipásia que o espera (2016). Dá expediente no blog www.poesia-pau.blogspot.com  e escreve quinzenalmente em http://www.sul21.com.br/jornal/

Comentários

Juliano B. disse…
Também considera a prosa do Murilo Mendes mais poesia que prosa?
Juliano B. disse…
Também considera a prosa de Murilo Mendes mais poesia que prosa?

Postagens mais visitadas deste blog

Dá licença, meu branco!

Irene preta, Irene boa. Irene sempre de bom humor. Quem quer ver Irene rir o riso eterno de sua caveira? Parece que só mesmo no espaço sacrossanto da morte, onde deparamos a vida eterna, está permitido ao negro não pedir licença para fazer o que quer que seja. Não se pode afirmar, mas talvez Manuel Bandeira tenha tentado um desfecho ambíguo para o seu poema: essa anedota malandramente lírica oscila entre “humor negro” e humor de branco, o que, afinal de contas, representa a mesma coisa. No além-túmulo – e só mesmo aí –, não nos será cobrado mais nada. Promessa de tolerância ad eternum , e sem margens, feita por um santo branco, esse constante leão de chácara do mais alto que lança a derradeira ou a inaugural luz de entendimento sobre a testa da provecta mucama. Menos alforriada que purificada pela morte, Irene está livre de sua “vida de negro”, mas, desgraçadamente, só ela dá mostras de não ter assimilado isso ainda; quando a esmola é demais o cristão fica ressabiado. Na passagem dest

E mais não digo : apresentação

  De tirar o fôlego Guto Leite * Olha! Difícil dizer que o leitor acabou de ler o melhor livro do Ronald Augusto... Até porque se trata de poeta excelente, que vai com firmeza do assombro lírico de À Ipásia que o espera à organização sofisticadamente profunda de Entre uma praia e outra , e crítico atento e agudo, de coerência invejável em matéria variada, para citar Crítica parcial (isso para falar só em livros dos últimos anos). Ok, se não posso dizer que é o melhor livro do Ronald, afirmo com tranquilidade que temos uma espécie de livro de síntese de uma trajetória, de uma posição, de uma acumulação, de um espírito, que faz eco, por exemplo, a obras como Itinerário de Pasárgada , com textos canônicos de Bandeira, ou Sem trama e sem final , coletânea mais recente de Tchekhov, colhidas de sua correspondência pessoal. Com o perdão da desmedida, o livro do Ronald é mais inusitado do que esses, visto que a maior parte dos textos vem do calor da hora do debate das red

TRANSNEGRESSÃO

TRANSNEGRESSÃO 1              No período em que morei na cidade de Salvador, Bahia, final da década de 1980, fui procurado, certa ocasião, por uma estudante alemã que desembarcara no Brasil disposta a realizar um minucioso estudo sobre a literatura negra brasileira. A jovem estudante demonstrava grande entusiasmo diante de tudo o que se lhe apresentava. Antes de Salvador havia passado por São Paulo e Rio de Janeiro, onde conheceu, respectivamente, o genial Arnaldo Xavier e o glorioso Ele Semog. Posteriormente, estes poetas encaminharam-na a mim e a outros escritores também residentes em Salvador. Tivemos, se bem me lembro, dois ou três encontros de trabalho envolvendo entrevistas e leituras comentadas de poemas. Numa dessas reuniões, apresentei-lhe sem prévio comentário um poema caligráfico-visual. A jovem alemã, cujo nome prefiro omitir, se pôs a examinar e re-examinar aquelas traços opacos de sentido, e que, de resto, não ofereciam senão mínimos índices de informação verb