por Régis Bonvicino
Na verdade, Cair
de costas é, do ponto de
vista editorial, o primeiro livro de poemas de Ronald Augusto, porque reúne
cinco plaquetes, lançadas a partir dos anos 1980, com tiragens pequenas, que
propunham a leitura de sua poesia aos amigos. Cair
de costas reúne a parte de
formação do trabalho do guitarrista da banda
os poETs. Não há, em Cair de costas, inovações
formais ostensivas na aparência, embora essa poesia não seja nostálgica ou grandiloquente,
com temas kitsch. Ronald
vale-se, genericamente, dos recursos legados pelo modernismo (1922), pelo
concretismo (1956) e pela dicção direta das letras de mpb e rock and roll dos anos 1960. Os poemas são breves,
caligráficos ou curtos, estes mais discursivos. A poesia brasileira chamada
“contemporânea” constitui-se em uma massa informe de poemas em prosa, cortados
em linhas. O nome dos autores são diferentes, entretanto, os poemas são quase
todos iguais. E irrelevantes. Tal produção é tributária daquilo que já se
considerava um barateamento poético há vinte anos pelo menos. Hoje, o autor
prevalece sobre a obra e a propaganda sobre a reflexão.
O que torna relevante este Cair de costas? Primeiro o fato
de seu autor lançar seu primeiro, digamos assim, livro comercial, aos 51 anos.
O que isso revela? Revela decoro e indica que ele trafega no sentido oposto da
última e irrelevante poesia brasileira. Decoro, do latim decorum, decência, respeito
próprio, dignidade. Decoro, de cor. Ronald é um poeta negro a lidar com o
legado branco hegemônico da poesia, de um modo crítico e severo, nesse
caso, em uma perspectiva política sem apelações. Com alto decoro. Leia-se:
“...zulu o grande claro da página onerado por poucas palavras...”. Creio que
esse verso possui, também, um significado de carta de intenções. Em Cair de costas, Ronald trabalha, de modo sistemático,
com os preconceitos brancos da linguagem e daí decorre sua originalidade,
porque eficaz. Alguns exemplos: “Preto, estátua de granito denegrido”, em um
poema no qual critica Gregório de Matos ; “... mono o / preto a quem a tribo
branca // palma após lama / faz mercê”; e, por fim, “por que dizer escuras / em
lugar de escólios?”.
Além de “poeta negro”, Ronald é, principalmente e
apenas, um poeta, como deixa entrever em: “meu sangue de sibas / esta sibila
numa prosa perturbada / tratando de pegá-lo no / contrapé / através” (“o
barroco boca”). A siba é, como
todos sabem, um molusco de cerca de 30 cm, dotado de dez tentáculos providos de
ventosas na cabeça. A siba segrega um líquido negro ao ser atacado. Faz sentido
no percurso de Ronald, porque ele inverte as situações: da condição de “vítima”
migra para a de crítico, da de segregado para aquele que, ao ver-se
discriminado, como todo poeta, diz através, diz pelos flancos da língua, que se
faz arte. Os poemas estilhaçados são, as mais das vezes, poemas ornamentais,
vazios. Ronald Augusto, ao pegar pelo contrapé, busca exatamente o
contrário do ornamento: dar sentidos firmes aos fragmentos: “...o preto de
porte palmarino / rapando as escamas dum sonâmbulo / outdoor repondo outras...”
ou :”... num abono-pente-de-velha/ (cenho?) // o buana brancarano me acena: /
ébano...”. “Buana”, como todos sabem, quer dizer “senhor ou senhora, no sentido
de escravidão”. A libertação negra vem, nesse poeta, lado a lado, com a
libertação da poesia em si de seus incontáveis clichês. A maior parte do que se
diz sob a forma de poesia é banal e desnecessário. Ronald torna a poesia
necessária. Ronald Augusto é o principal poeta negro do Brasil, porque, além de
“fazer poemas”, é um crítico de primeira linha, um músico, uma figura rica e
complexa. Ronald Augusto está também entre os 5% de poetas que valem a pena no
Brasil.
Régis Bonvicino é poeta, autor
de Até agora (reunião de seus dez livros de poesia,
2010, Imprensa Oficial do Estado de são Paulo).
_____________________________________________________________________________________
http://www.cidinhadasilva.blogspot.com.br/2012/09/sobre-um-certo-decoro-de-cor.html
Por Cidinha da Silva
Gosto de textos críticos sem condescendência, sem bajulação e com espaço para discordância dos argumentos ou entrelinhas do autor, como este Entre os cinco por cento. Por exemplo, a expressão "decoro de cor", pretensamente original, mas em nada destoante dos clichês "questão de pele", "da cor do pecado"... Bonvicino podia ter-se poupado e também a nós, dessa invencionice repetitiva e infértil.
Também acho temerária a afirmação de que o querido Ronald é o "principal poeta negro do Brasil." Opinião respeitável, mas pouco abrangente para um país que tem como poetas negros, grandíssimos poetas como Edimilson de Almeira Pereira, Salgado Maranhão, Ricardo Aleixo e Elisa Lucinda (não me importa que torçam o nariz para a presença de Elisa na minha lista).
No mais, a caracterização da poesia contemporânea é lapidar: "A poesia brasileira chamada “contemporânea” constitui-se em uma massa informe de poemas em prosa, cortados em linhas. O nome dos autores são diferentes, entretanto, os poemas são quase todos iguais. E irrelevantes. Tal produção é tributária daquilo que já se considerava um barateamento poético há vinte anos pelo menos. Hoje, o autor prevalece sobre a obra e a propaganda sobre a reflexão." Demais!
Quando um texto assim, bem escrito, fundamentado, sobre a obra de um escritor negro é publicado, sinto-me feliz e valorizada. É quando nossa biografia e nossa legitimidade temática não são postos acima daquilo que somos em essência, escritoras e escritores, mesmo que persista o novo-velho "decoro de cor.
_____________________________________________________________________________________
http://www.cidinhadasilva.blogspot.com.br/2012/09/sobre-um-certo-decoro-de-cor.html
Por Cidinha da Silva
Gosto de textos críticos sem condescendência, sem bajulação e com espaço para discordância dos argumentos ou entrelinhas do autor, como este Entre os cinco por cento. Por exemplo, a expressão "decoro de cor", pretensamente original, mas em nada destoante dos clichês "questão de pele", "da cor do pecado"... Bonvicino podia ter-se poupado e também a nós, dessa invencionice repetitiva e infértil.
Também acho temerária a afirmação de que o querido Ronald é o "principal poeta negro do Brasil." Opinião respeitável, mas pouco abrangente para um país que tem como poetas negros, grandíssimos poetas como Edimilson de Almeira Pereira, Salgado Maranhão, Ricardo Aleixo e Elisa Lucinda (não me importa que torçam o nariz para a presença de Elisa na minha lista).
No mais, a caracterização da poesia contemporânea é lapidar: "A poesia brasileira chamada “contemporânea” constitui-se em uma massa informe de poemas em prosa, cortados em linhas. O nome dos autores são diferentes, entretanto, os poemas são quase todos iguais. E irrelevantes. Tal produção é tributária daquilo que já se considerava um barateamento poético há vinte anos pelo menos. Hoje, o autor prevalece sobre a obra e a propaganda sobre a reflexão." Demais!
Quando um texto assim, bem escrito, fundamentado, sobre a obra de um escritor negro é publicado, sinto-me feliz e valorizada. É quando nossa biografia e nossa legitimidade temática não são postos acima daquilo que somos em essência, escritoras e escritores, mesmo que persista o novo-velho "decoro de cor.
Comentários